David Sally
Chris Anderson
OS NÚMEROS DO JOGO
Por que tudo o que você sabe sobre futebol está errado
Por que os escanteios devem ser cobrados curtinho, por que nenhum time é melhor que seu pior jogador e por que demitir o treinador não resolve absolutamente nada.
Mais
Lançamentos longos criam mais chances de gol que cruzamentos? Tentar o drible na própria metade do campo pode prejudicar sua equipe? O 4-4-2 é uma formação mais eficiente que o 4-3-3? Sob que condições e contra que rivais? Sabemos que no futebol não existe fórmula para a vitória, mas a “dataficação” da vida está se infiltrando no esporte, mostrando a treinadores, jogadores, torcedores e comentaristas que o jeito como as coisas sempre foram feitas não é, necessariamente, a forma como elas devem ser feitas. Cientistas e estatísticos criaram formas diferentes para compreender o papel da previsibilidade e da aleatoriedade no futebol, mas a questão essencial que muitos deles discutem atualmente é a mesma. Também é, por acaso, a mesma questão que Charles Reep, o inventor das estatísticas do futebol, tentou responder na década de 1950: partidas de futebol e campeonatos são decididos pelo talento ou pela sorte? De forma surpreendente, o estatístico Chris Anderson e o especialista em estratégias David Sally mostram por que os números do jogo podem nos ajudar a compreender o futebol em sua essência. Ao ler este livro, você vai descobrir por que os escanteios devem ser cobrados curtinho, por que o futebol é um esporte do elo mais fraco e por que demitir o treinador não resolve absolutamente nada. Prefácio à edição brasileira por Paulo Vinícius Coelho, o PVC “Um livro que pode mudar o jogo para sempre.” - Times “Uma leitura obrigatória.” - Bill Beane, diretor do Oakland A’s, o time de Moneyball: O homem que mudou o jogo

Comprar
Livro
Comprar
E-book
R$ 49,90 R$ 24,90*
David Sally
É ex-jogador de beisebol e professor na Tuck School of Business na Faculdade Darmouth, em Hanover, New Hampshire (EUA), onde analisa as estratégias de pessoas ao jogar, competir, negociar e tomar decisões. É conselheiro de diversos clubes e outras organizações da indústria do futebol mundial.
Chris Anderson
Aos dezessete anos, Chris Anderson foi goleiro de um time da quarta divisão na Alemanha Ocidental. Hoje, é professor de estatística na Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York (EUA). Já prestou consultoria a alguns dos mais importantes clubes de futebol do mundo.
Tradução
André Fontenelle
Páginas
360 pp.
Formato
16.00 x 23.00 cm
Peso
0.49200 kg
Lançamento
21/08/2013
ISBN e código de barras
9788565530392